Língua Portuguesa
Linguagem oral:
- Participação em situações de uso da linguagem oral,demostrando habilidades de escuta atenta, formulação de perguntas e respostas e de exposição de informações e idéias;
- Interpretação do texto oral
- Narração clara e ordenada de fatos, considerando a temporalidade e a causalidade;
- Elaboração de sínteses orais.
Linguagem escrita:
- Leitura, compreensão e interpretação de textos de gêneros variados: parlenda, trava-língua, texto instrucional, poema, adivinha, carta enigmática, cantiga acumulativa, conto, texto científico, história em quadrinhos, texto instrucional, reportagem, notícia, fábula, lenda;
- Produção de texto de gêneros variados.
Ortografia:
- Uso das letras:d/t; f/v; p/b; m antes de p e b; c/g; c/qu; e/i; o/u;
- Sons da letra z; h ; g/gu; c/ç; s som de z;
- Encontros consonantais: r/rr; s/ss;
- Dígrafos: ch, lh, nh;
- Paragrafação.
Pontuação:
- Ponto final, exclamação, interrogação; dois pontos e travessão;
- Conhecimentos linguisticos aplicados ao texto;
- Sílaba tônica;
- Acento agudo e circunflexo;
- Número do substantivo: singular e plural;
- Adjetivo;
- Sinônimos e antônimos.
Literatura:
- Projeto leitura compartilhada e individual.
Matemática
Sistema de numeração:
- Unidade, dezena e centena. (composição e decomposição).
- Domínio do campo numérico até 999 (leitura e escrita).
- Números pares, ímpares, dezena, meia dezena, dúzia, meia dúzia e seriação.
- Antecessores e sucessores.
- Números ordinais até o 20º.
Espaço e forma:
- Formas geométricas espaciais.
- Elementos geométricos nas formas da natureza e nas criações artísticas.
- Sólidos geométricos – planificação e construção.
Grandezas e medidas:
- Estatística (tabelas e gráficos).
- Medidas de comprimento / de massa/ de capacidade/ de tempo (hora, dia, semana, mês e o ano).
Operação:
- Adição e subtração com dois e três algarismos.
- Adição e subtração com reagrupamento.
- Sistema monetário.
- Cálculo mental.
- Desafios matemáticos.
- Resolução de situações-problema.
- Estimativas.
- Noções de multiplicação e divisão.
- Dobro.
- Triplo.
Historia
A história:
- O que é história;
- Quem fez a história?;
- O estudo da história;
- O tempo e a história;
- A escrita da história;
- Documentos que contam a história;
- Tipos de documentos históricos;
- Datas históricas.
O Bairro:
- História do Bairro.
A escola:
- A escola no passado;
- Ensinar e aprender ontem e hoje.
O tempo:
- Marcando a passagem do tempo (hora, dia, semana, mês e ano);
- Viagem no tempo com os relógios;
- Passagem do tempo para os indígenas.
Geografia
Planeta onde vivemos:
- A Terra (Dia e noite);
- As estações do ano;
- Os pontos cardeais;
- Paisagem natural e paisagem cultural;
- Paisagens observadas de diferentes pontos de vista;
- Lugares e modos de vida diferentes: Região polar ártica / deserto do Saara / Floresta Amazônica.
Paisagens:
- Litoral;
- Campo;
- Cidade (bairro /localização.);
- O trabalho na cidade;
- O trabalho na fábrica;
- Comprando e vendendo;
- Os serviços da cidade;
- Relações entre campo e cidade.
Ciências
Ambiente:
- Conhecer os ambientes;
- Seres vivos no ambiente;
- Seres vivos e alimentação;
- Cuidando do ambiente.
Recursos tecnológicos dos materiais:
- As propriedades dos materiais;
- Mudanças de estado dos materiais;
- As pessoas criam e inventam;
- As tecnologias.
Linguagem oral:
Linguagem escrita:
Ortografia:
Pontuação:
Literatura:
Matemática
Sistema de numeração:
- Unidade, dezena e centena. (composição e decomposição).
- Domínio do campo numérico até 999 (leitura e escrita).
- Números pares, ímpares, dezena, meia dezena, dúzia, meia dúzia e seriação.
- Antecessores e sucessores.
- Números ordinais até o 20º.
Espaço e forma:
- Formas geométricas espaciais.
- Elementos geométricos nas formas da natureza e nas criações artísticas.
- Sólidos geométricos – planificação e construção.
Grandezas e medidas:
- Estatística (tabelas e gráficos).
- Medidas de comprimento / de massa/ de capacidade/ de tempo (hora, dia, semana, mês e o ano).
Operação:
- Adição e subtração com dois e três algarismos.
- Adição e subtração com reagrupamento.
- Sistema monetário.
- Cálculo mental.
- Desafios matemáticos.
- Resolução de situações-problema.
- Estimativas.
- Noções de multiplicação e divisão.
- Dobro.
- Triplo.
Historia
A história:
- O que é história;
- Quem fez a história?;
- O estudo da história;
- O tempo e a história;
- A escrita da história;
- Documentos que contam a história;
- Tipos de documentos históricos;
- Datas históricas.
O Bairro:
- História do Bairro.
A escola:
- A escola no passado;
- Ensinar e aprender ontem e hoje.
O tempo:
- Marcando a passagem do tempo (hora, dia, semana, mês e ano);
- Viagem no tempo com os relógios;
- Passagem do tempo para os indígenas.
Geografia
Planeta onde vivemos:
- A Terra (Dia e noite);
- As estações do ano;
- Os pontos cardeais;
- Paisagem natural e paisagem cultural;
- Paisagens observadas de diferentes pontos de vista;
- Lugares e modos de vida diferentes: Região polar ártica / deserto do Saara / Floresta Amazônica.
Paisagens:
- Litoral;
- Campo;
- Cidade (bairro /localização.);
- O trabalho na cidade;
- O trabalho na fábrica;
- Comprando e vendendo;
- Os serviços da cidade;
- Relações entre campo e cidade.
Ciências
Ambiente:
- Conhecer os ambientes;
- Seres vivos no ambiente;
- Seres vivos e alimentação;
- Cuidando do ambiente.
Recursos tecnológicos dos materiais:
- As propriedades dos materiais;
- Mudanças de estado dos materiais;
- As pessoas criam e inventam;
- As tecnologias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário